Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Revisão da Política Europeia de Vizinhança

Num relatório que trata de "vizinhança", apetece dizer que com vizinhos destes (UE) mais vale mudar de casa... Mas como na geografia dos países essa possibilidade não existe, continuaremos a denunciar uma Política Europeia de Vizinhança cujo eixo central é a expansão do domínio económico da UE.

Não existem verbas para se aumentarem os programas e Fundos dedicados aos problemas sociais na UE e fora dela, mas existem - e aumentam-se - para políticas que não visam a promoção do respeito e interesse mútuos entre países, mas antes para conseguir a liberalização de investimentos, domínio de recursos naturais e mercados pelos grupos económicos das grandes potências da UE. Em momentos de crise de acumulação capitalista, esta política ganha redobrada importância e agressividade. E, por isso, aí está a maioria do PE a promover o apoio ao desenvolvimento de partidos políticos e à criação de ONG e de organizações da sociedade civil (que facilitem e promovam os seus interesses, está claro). Os ritmos e a dimensão dos lucros colossais que exigem grupos económicos e financeiros cada vez maiores são pouco compatíveis com governantes que possam - mesmo que pouco - defender os interesses dos seus povos.

• União Europeia
  • Declarações de Voto