Pergunta ao Governo N.º 248/XII/2

Retirada de locomotiva histórica («Andorinha») do Núcleo Ferroviário de Nine, Vila Nova de Famalicão

Retirada de locomotiva histórica («Andorinha») do Núcleo Ferroviário de Nine, Vila Nova de Famalicão

Segundo notícias vindas a público, a Coordenadora do Museu Nacional Ferroviário terá informado que o referido equipamento histórico, guardado em Nine, irá ser transferido em 2013 para o Entroncamento.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a população de Nine, que está a subscrever uma Petição, contestam a decisão, não aceitando tal medida da CP.
A «Andorinha" tem história de 155 anos. A mais antiga locomotiva portuguesa foi construída em Inglaterra há 155 anos. Durante mais de 100 anos, rebocou comboios de passageiros e fez serviço de manobras. Inaugurou a Ponte Maria Pia e, antes, fez os 'rápidos Lisboa/Gaia'. Fez ainda, durante anos, a ligação Porto/Braga. Transportou ainda os aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral no périplo que fizeram pelo país após a
primeira travessia aérea entre Portugal e o Brasil.» (Jornal de Notícias de 8 de Outubro de 2012)
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministro da Economia e do Emprego me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Que razões explicam a retirada da «Andorinha» de Nine? Vai ser extinto o Núcleo Museológico de Nine?
2. Porque razão não há o diálogo necessário com a autarquia famalicense sobre o assunto?
3. Que medidas estão em curso para a salvaguarda e manutenção dos equipamentos e núcleos museológicos dos Caminhos de Ferro em Portugal nos cinco distritos do Norte do País? Qual o destino das seis locomotivas a vapor, abandonadas há 20 anos, na Estação de Gaia?

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