Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Resolução sobre a utilização de ácido fosfórico - fosfatos - di-, tri- e polifosfatos (E338-452) em espetadas de carne verticais congeladas

Atribuímos às questões da qualidade e segurança alimentares uma importância fundamental.
A forte prevalência dos modelos de produção intensivos, nas várias áreas da produção agro-alimentar e pecuária, que tendem a valorizar a minimização de custos de produção em detrimento da qualidade final dos alimentos e suas condições sanitárias, atribui a estas questões uma importância acrescida, a que tantas vezes a UE e a sua legislação não têm sabido olhar convenientemente.
Muito embora tenhamos presente este ponto de partida, a objecção agora proposta não nos parece suficientemente fundamentada.
Com efeito, as questões suscitadas pela utilização de fosfatos e polifosfatos em espetadas de carne verticais congeladas (os vulgarmente conhecidos “Kebabs”) não diferem substantivamente das suscitadas pela mesma utilização – hoje prevista e regulamentada na legislação da UE – noutros produtos de carne e não só. Desde hamburgueres a salsichas, passando pelo fiambre (na sua generalidade oriundos de países do Centro e Norte da Europa).
Ora, entendemos que o que se justifica será antes uma revisão geral das tabelas de alimentos e do princípio de utilização deste tipo de aditivos. E não propriamente uma injustificada discriminação de um (e apenas um) desses alimentos.
Uma revisão que não deve esquecer, entre outros alimentos, o bacalhau salgado e a polémica suscitada pela permissão do uso de fosfatos.

• União Europeia
  • Declarações de Voto