de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

RESOLUÇÃO sobre o ponto da situação da saída do Reino Unido da União Europeia

Esta resolução, na esteira de resoluções anteriores aprovadas por este parlamento, denota um claro desrespeito pela decisão soberana do povo britânico relativa à saída do Reino Unido da União Europeia. Daí o nosso voto contra.
Estão presentes nesta resolução as pressões, as chantagens, as ameaças, a postura punitiva, castigadora, as tentativas de torpedear uma decisão soberana e democrática, que marcaram todo o processo negocial. O debate da resolução não disfarçou que persistem, inclusivamente, as tentativas de reversão da decisão soberana do povo britânico.
Num quadro ainda incerto quanto ao desfecho do processo, em que se acentuam contradições, seja entre o Reino Unido e outras potências da UE, seja no seio da própria classe dominante britânica, que se estendem aos seus respectivos representantes políticos, reafirmamos que a vontade do povo britânico deve ser respeitada e não defraudada ou deturpada. O contrário do que faz esta resolução.
Acresce que a saída do Reino Unido da UE não deve ser utilizada para, em nome de supostos “ajustamentos” ou “impactos” futuros, intensificar os ataques aos direitos sociais e laborais, no Reino Unido ou em outros Estados da UE.
Independentemente do desfecho final deste processo, os direitos dos trabalhadores migrantes, nomeadamente dos cidadãos portugueses que trabalham e vivem no Reino Unido, devem ser integralmente preservados.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu