Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Resolução de objecção à autorização do milho geneticamente modificado 1507

Resolução de objecção à autorização da soja geneticamente modificada 305423 x 40-3-2
Resolução de objecção à autorização das colzas geneticamente modificadas MON 88302 x Ms8 x Rf3

Estes produtos são geneticamente modificados para adquirir resistência a pesticidas, nomeadamente ao glifosato. Uma consequência prática é o aumento do uso deste tipo de substâncias, o aumento do risco de contaminação e de entrada na cadeia alimentar de pessoas e animais destas substâncias.
Foram vários os Estados Membros que se opuseram à colocação no mercado deste tipo de produtos. Foram várias as entidades que contestaram a avaliação de risco por parte da EFSA (a Agência Europeia para a Segurança Alimentar).
A Comissão Europeia, como sempre, pretende autorizar a entrada no mercado destes produtos.
Serve esta objecção como tentativa e medida, única possível por parte do Parlamento Europeu, para fazer respeitar a vontade dos Estados-Membros, para defender a saúde pública e o ambiente.
Somos favoráveis a esta resolução de objecção.
A proposta da Comissão Europeia não garante um elevado nível de protecção da vida e da saúde humanas, da saúde e do bem-estar dos animais, do ambiente e dos interesses das populações.
Enquanto não for possível garantir de forma cientificamente credível a inocuidade dos produtos transgénicos na alimentação humana e animal, qualquer autorização para entrada no mercado deste tipo de produtos, constitui uma cedência aos interesses das multinacionais do agro-negócio, que comporta ameaças para a saúde e o ambiente.

• União Europeia
  • Declarações de Voto