Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Resolução sobre a situação na Ucrânia

O conteúdo desta resolução evidencia o carácter cada vez mais antidemocrático da maioria do Parlamento Europeu – direita e social-democracia -, o seu total desrespeito pelas soberanias nacionais e pelo direito dos povos à autodeterminação e ao desenvolvimento, a ingerência como arma fundamental da sua política, o seu desrespeito pelo direito internacional e pela Carta da ONU, apesar de hipocritamente e quando sirvam os seus interesses os invocar. É necessário denunciar e condenar o golpe de estado levado a cabo pelos sectores mais reaccionários da oligarquia ucraniana com o apoio do imperialismo, após meses de desestabilização e de escalada de violência, desencadeadas após o anúncio da suspensão da assinatura do acordo de associação com a União Europeia em Novembro passado.

Perante essa recusa, a UE – com um papel importante de deputados da maioria do PE -, os EUA e a NATO lançaram mão de a brutal ingerência e desestabilização na situação interna da Ucrânia que – promovendo e apoiando as forças de extrema-direita, neonazis e xenófobas e fomentando o exacerbar de tensões, de divisões e clivagens –, visando assegurar o domínio político, económico e militar deste imenso país, de forma a avançar na sua escalada de tensão e estratégia de confronto com a Federação Russa, realidade que representa uma acrescida ameaça à segurança e à paz na Europa e no Mundo.

• União Europeia
  • Declarações de Voto