Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Resíduos perigosos nas escombreiras das antigas minas de São Pedro da Cova

Na sequência de anteriores perguntas sobre os resíduos perigosos depositados nas escombreiras das antigas minas de São Pedro da Cova (E-9232/2010, E-003617/2011, E-005203/13, E-005204/13) a Comissão Europeia revelou que estaria em curso um “programa de recuperação”, envolvendo “a limpeza dos sítios, a remoção de resíduos, o seu tratamento adequado em instalações especializadas e a monitorização das águas subterrâneas da zona”. Acrescentando que “o programa será cofinanciado pela UE, ao abrigo do programa operacional “Valorização do Território (POVT)””
Sucede que o referido programa apenas removeu parcialmente os resíduos depositados, tendo-se verificado durante a operação de remoção que a quantidade de resíduos é superior à inicialmente estimada. A remoção de resíduos não foi, assim, concluída e a operação de requalificação ambiental da área não foi, por conseguinte, levada a cabo. Ademais, a monitorização das águas subterrâneas cessou, não se adoptando as recomendações (nomeadamente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil) que apontavam no sentido de uma monitorização a longo prazo.

Solicito à Comissão Europeia informação adicional sobre este processo.

Tem conhecimento de algum(ns) projecto(s) que contemple(m) financiamento da UE para levar a cabo a remoção dos resíduos ainda existentes no local, a par da necessária requalificação ambiental e da monitorização das águas subterrâneas?

Que fundos da UE (gestão directa/partilhada) poderão apoiar estas acções?

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu