Declaração de voto de Pedro Guerreiro no Parlamento Europeu

Relatório Queiró sobre as novas perspectivas e os novos desafios para um turismo europeu sustentável<br />Declaração de Voto de Pedro Guerreiro

Valorizamos a aprovação da nossa proposta que: - "lembra que a preservação do património cultural, nomeadamente aquele que é considerado património mundial pela UNESCO, é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do turismo na UE", solicitando "à Comissão que reforce os meios financeiros destinados à preservação do património cultural". No entanto lamentamos a rejeição, entre outras, das seguintes propostas que apresentámos que consideram: - "preocupante o nível de precariedade laboral no sector do turismo, decorrente dos vínculos laborais, dos níveis salariais, das condições de trabalho e da sazonalidade", e que "para se reforçar a qualidade dos serviços prestados e promover uma maior coesão social, é necessário investir em empregos de qualidade e na qualificação dos trabalhadores do sector (formação profissional, melhoria das condições de trabalho, promoção de vínculos contratuais estáveis)"; - e "que o sector do turismo dá um grande contributo para o desenvolvimento económico, para o emprego no plano regional e para a coesão territorial" e que é necessário "apoiar o desenvolvimento deste sector, não só tendo-o em conta de forma transversal nas diferentes políticas e fundos comunitários, mas também através da criação de um programa comunitário específico para promover o sector e as sinergias entre os diversos agentes económicos e sociais envolvidos".

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Declarações de Voto