Intervenção de

Relatório Jarzembowski sobre o acesso ao mercado dos serviços portuários<br />Intervenção de Pedro Guerreiro

Uma vez mais nos confrontamos com uma inaceitável proposta de liberalização dos serviços portuários. Mas também, uma vez mais se realiza uma intensa luta dos trabalhadores para a sua rejeição. Luta que sempre contou com o nosso mais firme apoio, tal como em 2003. Esta proposta de directiva integra-se na chamada “Estratégia de Lisboa” que visa a aceleração das liberalizações, conduzindo um ataque feroz ao sector público e aos serviços públicos. Para além das questões cruciais relativas à soberania nacional que este sector estratégico comporta, se aprovada, esta proposta iria promover, nomeadamente através da designada "movimentação própria", o desemprego, a precariedade e a insegurança no trabalho, o ataque aos contratos colectivos e aos direitos sindicais, a diminuição da produtividade, a não formação e aperfeiçoamento profissional, o aumento dos riscos de acidentes graves. Tudo em nome da concorrência. De facto, trata-se de uma proposta que vai ao encontro dos interesses dos grandes armadores. Por isso apresentámos uma proposta de rejeição desta directiva!

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Intervenções