Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Relatório global de acompanhamento sobre a Croácia de 2012

Na nossa opinião, decisão de integração de novos Estados na União Europeia deve, em exclusivo, depender da opção livre dos povos dos países candidatos, sendo tal opção uma escolha própria, que decorre de um acto de soberania que, naturalmente, aceitamos e respeitamos de forma absolutamente inequívoca.
A pretexto deste alargamento, e sempre associado ao processo negocial de adesão, impõem-se as privatizações - já concluídas ou em via de conclusão -, nos processos de concursos e contratos públicos, o favorecimento do desenvolvimento do sector privado, o prosseguimento da política de consolidação orçamental, a pretexto da competitividade, e a adopção de leis laborais mais flexíveis . Não há uma palavra para os milhares de desempregados - a taxa de desemprego situa-se nos 19% - mas manifesta-se a preocupação pelo facto de "a lei relativa aos investimentos estratégicos não estar conforme as normas europeias", exortando o Governo a rever a lei, "a fim de melhor proteger os direitos de propriedade". Em suma, respeitamos a decisão do povo croata em referendo, mas alertamos para as enormes chantagens a que o país está a ser sujeito.

• União Europeia
  • Declarações de Voto