Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Relatório Anual 2011 do Banco Central Europeu

O relatório começa por se congratular com a atitude do BCE no ano de 2011, o ano da entrada da troika em Portugal e o início da implementação do Pacto de Agressão ao povo português. 2011 foi o ano da grande especulação contra Portugal e a continuidade da agressão contra outros países, processo que contou com a inteira cumplicidade do BCE com os ditos mercados que especularam sobre a dívida portuguesa e de outros países, com o BCE mantendo-se impávido e sereno. Só em Junho/Julho de 2012 é que resolveu dizer alguma coisa de concreto. Não podemos associar-nos à atitude de rejúbilo para com a actividade do BCE no referido ano, quando este impôs falências, desemprego, destruição de direitos laborais e de serviços públicos (educação, ensino, segurança social) do nosso país e do nosso povo.
Este relatório apoia ainda o projecto da união bancária cujo objectivo é promover a concentração e centralização de capital na zona euro e em toda a UE pela via de encerramentos, fusões e aquisições de bancos que apenas favorecerão os gigantes do sector bancário na UE.
A nossa solidariedade neste processo vai para todos os trabalhadores e os povos vítimas das decisões do BCE e por eles o nosso voto só podia ser contra.

• União Europeia
  • Declarações de Voto