Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Relações económicas e comerciais com os EUA

Este relatório tenta estabelecer as bases para aprofundar as relações comerciais entre os EUA e a UE, acreditando que uma cooperação económica mais estreita entre estes dois países poderá ajudar a superar a crise. Afirma-se que ao “abrir o comércio e o investimento, expandir os mercados e resistir ao proteccionismo em todas as suas formas, que são condições necessárias para uma recuperação económica mundial sustentada, criação de emprego e desenvolvimento”.
Estamos perante o habitual desfilar de argumentos sobre as maravilhas do livre comércio, no qual insistem e insistem, à medida que a realidade teima em contrariar as miríficas promessas e em tornar mais visíveis as verdadeiras consequências deste caminho: desemprego, encerramento de empresas (em especial PMEs), concentração monopolista, pressão sobre a força de trabalho no sentido da sua desvalorização, maior pressão sobre o ambiente e os recursos naturais.
De salientar ainda, porque particularmente graves, os aspectos relativos à abertura do mercado no domínio dos serviços e dos contratos públicos. Perfilam-se novos ataques aos serviços públicos, com o avanço do capital sobre novas e cada vez mais esferas da vida social, nas quais possa exercer o processo de acumulação, procurando contrariar assim a crise em que cada vez mais se afunda.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu