Pergunta Escrita de João Ferreira no Parlamento Europeu

Relações das agências da UE com entidades envolvidas em violações dos direitos humanos (II)

Em resposta à pergunta escrita E-003257/2019, sobre “relações da EMSA e de outras agências da UE com entidades envolvidas em violações dos direitos humanos”, a Comissão Europeia afirma que não possui informações sobre o uso do Hermes 900 em operações militares.

Segundo o Jerusalem Post, drones Hermes foram usados pela primeira vez durante o ataque de Israel a Gaza em 2014 (1), durante o qual 37% das mortes foram atribuídas a ataques de drones.

O uso do Hermes da Elbit em ataques contra civis está documentado (2). Além disso, um relatório da polícia israelita, mencionado no “The Intercept”, revela que um drone Hermes 450 (versão anterior do Hermes 900) esteve envolvido na morte de quatro crianças na praia de Gaza durante o ataque de Israel em 2014 (3).

Assim, pergunto qual é a posição da Comissão Europeia sobre o uso pelas agências da UE e pelos Estados-Membros de drones que foram usados em comprovadas violações dos direitos humanos, como os referidos ataques contra civis.

Admite alargar os seus critérios relativamente às entidades que contrata, de forma a garantir que não são subcontratadas empresas como a Elbit Systems, envolvidas em violações de direitos humanos?

(1) https://www.jpost.com/Arab-Israeli-Conflict/IAF-Hermes-900-drone-disrupt...
(2) https://www.hrw.org/report/2009/06/30/precisely-wrong/gaza-civilians-kil...