Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que institui um Instrumento de Parceria para a cooperação com países terceiros

Este relatório é muito claro na definição dos seus objectivos: "promover e servir os interesses da UE e os interesses mútuos". E quais são esses interesses? Realizar a "dimensão internacional da estratégia Europa 2020", "melhorar o acesso aos mercados dos países terceiros e impulsionar as oportunidades de comércio, de investimento e de negócio das empresas europeias, eliminando simultaneamente os obstáculos ao acesso ao mercado e ao investimento". E quais são os países visados? Os "países que assumem um protagonismo crescente nos assuntos mundiais, nomeadamente na política externa, na economia e no comércio mundiais". O regulamento vai ainda mais longe quando define o objectivo da "promoção de oportunidades para os bens e serviços europeus, especialmente nos domínios em que a UE tem vantagem concorrencial." Este instrumento é um exemplo concreto da aplicação de fundos públicos com o objectivo claro de promover interesses privados, particularmente os lucros privados dos grandes monopólios.
As políticas de destruição de direitos sociais e laborais e de serviços públicos que são impostas a países como Portugal, aumentando a exploração dos trabalhadores e dos povos são indissociáveis dos objectivos visados com este regulamento.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu