Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Quitação pela execução do orçamento geral da União Europeia para o exercicio de 2010

Na generalidade, o relator considera que existe uma garantia suficiente de que o orçamento do Parlamento Europeu tem sido implementado em conformidade com os princípios da boa gestão financeira. Não obstante, o relatório faz algumas críticas específicas e algumas sugestões, que merecem o nosso acordo na generalidade, não obstante uma ou outra divergência pontual - que assinalámos durante as votações - e uma visão distinta sobre algumas das questões incluída na resolução.
São de salientar as referências à poupança possível com uma maior racionalização das missões entre os três locais de trabalho (Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo); os atrasos e o considerável aumento dos custos do novo Centro de Visitantes do PE; os custos e a falta de clareza associados ao projecto da Casa da História Europeia; custos relacionados com a agência de viagens.
Refira-se que o relator propõe a abolição de prémios como o Lux, de cinema, referindo-se também ao fim do prémio Jornalismo, mas nada diz quanto ao futuro do prémio Sakharov - que é o prémio que tem um valor mais alto de despesas e que, desde 2009 teve um aumento de 352 348€.

• União Europeia
  • Declarações de Voto