Nota do Gabinete de Imprensa da Festa do «Avante!»

Provocação contra a Festa do «Avante!»

O semanário Expresso insere na edição de hoje uma peça provocatória e difamatória contra a Festa do «Avante!». Registando critérios e operações que procuram diminuir a dimensão política, cultural e de convívio da Festa do «Avante» e descaracterizar o seu conteúdo e funcionamento, queremos afirmar que:

O que caracteriza a Festa do «Avante!» é, exactamente, o facto de constituir uma grande realização política, cultural e desportiva, onde participam muitos milhares de visitantes que a usufruem num clima de tranquilidade, camaradagem, convívio e alegria.

O funcionamento da Festa assenta no trabalho militante de milhares de membros do Partido que, mais uma vez, garantiram, como se pôde observar, o êxito da sua realização e a recepção aos seus milhares de visitantes.

Os serviços de apoio da Festa do «Avante!» são assegurados por militantes do PCP que de acordo com as orientações estabelecidas zelam pela tranquilidade da Festa e o apoio aos seus visitantes.

A Festa do «Avante!» encaminha para as autoridades situações que, aliás, são absolutamente excepcionais numa iniciativa desta dimensão, consideradas não conformes com o ambiente e tranquilidade da Festa, em articulação com a PSP.

Situações como as descritas nas perguntas que nos dirigem não correspondem à prática, às orientações e aos princípios que norteiam a actuação dos membros do Partido na Festa do «Avante!».

Reafirmando que qualquer acto individual que se afaste destes princípios terá a devida intervenção da Direcção da Festa, denunciam-se os processos recorrentes de falsificação e difamação que ao longo dos anos se repetem a propósito da Festa do «Avante!».