Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Protecção de animais durante o transporte

A protecção dos animais durante o seu transporte é uma matéria que tem vindo a ser discutida no Parlamento Europeu desde os anos 70.
Concordamos com a importância de garantir a protecção e o bem-estar dos animais durante o transporte.
Como se reconhece no relatório, o transporte de carne e outros produtos derivados é preferível ao transporte de animais vivos com o propósito único de serem abatidos, seja por razões éticas, seja também por razões técnicas. Reconhece-se igualmente que os animais devem, por princípio, ser abatidos o mais próximo possível do seu local de criação, reduzindo, tanto quanto possível, o transporte de longo curso. São princípios que são postos em causa pelo encerramento sistemático de explorações e matadouros, na sua maioria de pequena dimensão, especialmente nas regiões mais isoladas (o interior de Portugal é disso bom exemplo), concentrando-os em grandes aglomerações populacionais, progressivamente mais distantes do local de produção.
A imprescindível existência destas infra-estruturas garante não apenas uma melhor qualidade dos produtos, como também que uma proporção maior do valor acrescentado gerado na cadeia, fica nas regiões originárias, gerando postos de trabalho e valorização das produções locais. Para além, claro está, de uma melhor observância dos princípios do bem-estar animal.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu