Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Protecção das indicações geográficas dos produtos vitivinícolas aromatizados

Os principais objectivos da proposta são melhorar a aplicabilidade, legibilidade e clareza da legislação da UE sobre produtos vitivinícolas aromatizados, através de critérios específicos para a designação dos produtos, contribuindo para uma política de qualidade bem definida.
O relatório prevê salvaguardas para indicações geográficas protegidas, não permitindo qualquer tipo de informação enganosa, nem rotulagem com palavras como "estilo", "tipo", etc., quando um produto não satisfaz os pré-requisitos estabelecidos. Protege designações de venda, como é o caso da designação "sangria", que só pode ser usada se for produzida em Portugal ou Espanha (sendo que, se assim não for, o rótulo deve mencionar que se trata de um produto aromatizado à base de vinho). Protege os consumidores, permitindo apenas o uso de álcool etílico vínico, e os dados relativos ao seu conteúdo de açúcar (seco, extra-seco, doce, etc.) podem ser adicionados às denominações de venda, mas sempre de acordo com os padrões e as percentagens estabelecidas.
Quantos às políticas de qualidade, está previsto que os Estados Membros possam estabelecer regras mais rigorosas de produção e descrição.
Por todas estas razões e, especialmente, a fim de proporcionar uma maior protecção e informação aos consumidores, prevenção de práticas enganosas, cumprimento das normas de transparência, votámos favoravelmente.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu