Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo ao programa Estatístico Europeu 2013-2017

Estando de acordo quanto à necessidade da elaboração de estatísticas credíveis que mostrem através dos números a evolução de dados demográficos, económicos, sociais - referentes por exemplo à saúde, à educação, à habitação, à cultura, ao emprego, ao desemprego, entre outras - sabemos também que essas estatísticas não têm funcionado para diagnosticar as realidades sociais de forma a pôr a política ao serviço dos trabalhadores mas, antes, dos grandes grupos económicos. Não estamos de acordo no que concerne à realização destas estatísticas com o objectivo de melhor implementar as políticas da UE, uma vez que não estamos de acordo com essas políticas. No enatanto, a uniformização de indicadores e meios de recolha de dados permitiu ganhar comparabilidade entre vários paíse do ponto de vista da análise de dados, sendo o papel do Eurostat fundamental nesta questão. Mas somos muito prementes em relação à defesa da acepção de que as estatísticas "europeias" devem somar-se às "nacionais" e nunca substituí-las e que os Institutos Nacionais de Estatística - bem como a definição das suas prioridades de recolha e análise estatística - devem ser única e exclusivamente competência dos Estados-membro.

• União Europeia
  • Declarações de Voto