Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Promoção de desenvolvimento através do comércio

Esta discussão, sobre a promoção do desenvolvimento através do comércio, não pode ignorar os efeitos prejudiciais da liberalização e desregulação do comércio mundial nos países em desenvolvimento.

Ao contrário do que pregam os arautos do livre comércio, para estes países os seus efeitos significam: mais pobreza, mais desigualdade, mais dificuldades impostas à diversificação das suas débeis economias, maior dependência e menor valorização dos recursos naturais de que vão sendo progressivamente expropriados, projectos de desenvolvimento comprometidos.

A promoção do desenvolvimento exige um comércio regulado e orientado para a complementaridade e genuínas políticas de cooperação para o desenvolvimento. Uma atenção especial à promoção da cooperação Sul-Sul e uma rápida inflexão no cortejo de chantagens e intoleráveis pressões por parte da União Europeia para a assinatura dos chamados Acordos de Parceria Económica, aos quais os países em desenvolvimento têm levantado justas e compreensíveis resistências.

Como acordos de livre comércio que são, visam um claro "proteccionismo" dos mais ricos e poderosos e não qualquer ajuda aos mais fracos.

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu