Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Projecto de orçamento geral da União Europeia para o exercício de 2014 - todas as secções

As alterações agora introduzidas pela maioria à proposta de orçamento para 2014 não foram muito além do restabelecimento dos montantes inicialmente propostos pela Comissão Europeia. As (más) prioridades políticas são confirmadas.
Veja-se o exemplo do combate ao desemprego entre os jovens. A maioria do parlamento afirmava e afirma demagogicamente que se trata de uma prioridade. Os deputados do PCP apresentaram uma proposta de alteração à Iniciativa para o Emprego dos Jovens, no âmbito do Fundo Social Europeu (FSE), defendendo o aumento desta rubrica em mais de 1.500 milhões de euros. A proposta definia como objectivo central o financiamento específico da criação de emprego com direitos para os jovens e que estas verbas não poderiam em caso algum financiar empresas públicas ou privadas, ou mesmo serviços públicos, no estabelecimento de contratos precários, estágios não remunerados e a substituição de trabalhadores com vínculo permanente por outros com vínculo precário ou por estágios profissionais.
A maioria votou contra. Na retórica, defendem o combate ao desemprego juvenil mas na prática rejeitam a mobilização de mais fundos para atenuar a verdadeira chaga social que é hoje o desemprego dos jovens.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu