Intervenção de

Programa de reforma dos estaleiros navais polacos - Intervenção de Ilda Figueiredo no PE

É tempo da Comissão rever a sua estratégia quanto aos estaleiros navais da União Europeia. A indústria naval dos nossos países foi sacrificada no altar do neoliberalismo. E correm-se riscos graves de destruir o que ainda resta, seja na Polónia, seja em Portugal.

Está hoje claro que é insuficiente a estratégia global seguida pela Comissão Europeia relativa à competitividade do sector comunitário da construção naval. E se há países onde há recuperação na indústria naval, noutros isso não acontece. Em Portugal, foram destruídos os maiores estaleiros portugueses - a Lisnave - em Almada, que empregaram milhares de trabalhadores. E, até agora, não houve quaisquer medidas de reabilitação da zona.

Ainda temos os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que são estratégicos para toda esta região, e que necessitam de apoio à sua modernização para evitar novos e graves problemas.

Por isso, deixamos aqui a nossa solidariedade aos trabalhadores da indústria naval na Polónia, em Portugal ou noutro Estado membro, e insistimos em soluções que viabilizem a indústria naval. Se houve medidas especiais para a crise financeira, por que são negadas medidas idênticas para a indústria naval? - é a questão que se coloca, senhora Comissária.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Intervenções