Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Programa de financiamento da investigação e inovação entre 2021 e 2027 Horizonte Europa

O Parlamento Europeu aprovou, na sessão plenária de Abril passado, o programa de financiamento da investigação e inovação entre 2021 e 2027 Horizonte Europa.
Segundo o Comissário Europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas, este programa terá “duas grandes prioridades”: a criação de um novo “conselho europeu de inovação” e a “construção de missões científicas europeias”.
O Horizonte Europa visará ainda promover a investigação através de um conselho europeu para o efeito, e de bolsas e intercâmbios em áreas como a saúde, a segurança, as tecnologias, o clima, a energia, a mobilidade, os alimentos e os recursos naturais.
Pergunto:
1. Que balanço faz do Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação - Horizonte 2020 - quanto ao investimento no âmbito do sector publico (Universidades, institutos, laboratórios), para o aumento e melhoramento da prestação de serviços públicos, nomeadamente em Portugal?
2. Em que medida o novo Programa Horizonte Europa 2021-2027 será destinado a financiar o sector publico para a prestação de serviços públicos?
3. Existe ou está previsto haver algum inquérito aos investigadores sobre a sua avaliação ao Programa Horizonte 2020?

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu

Partilhar