Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Prisão de Ahed Tamimi por Israel

A jovem palestiniana Ahed Tamimi, de 16 anos, foi detida na madrugada do passado dia 19 de Dezembro por forças do exército de Israel que assaltaram a sua casa, na aldeia de Nabi Saleh, na Margem Ocidental ocupada.

A razão próxima da sua detenção é um vídeo no qual Ahed, e sua prima Nur, enfrentam soldados israelitas armados. No mesmo dia, a mãe de Ahed, Nariman, foi presa quando ia visitar a filha à esquadra. A prima, Nur, foi presa no dia seguinte. A sua detenção tem sido sucessivamente prorrogada por um tribunal militar, permanecendo as três encarceradas. Como ficou provado, as duas jovens procuravam impedir que os soldados invadissem o pátio da sua casa para atacar os jovens da aldeia que protestavam contra a recente decisão estado-unidense de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Momentos antes, seu parente, Mohammed Tamimi, de 15 anos, tinha sido atingido na cabeça por uma bala de borracha disparada por um soldado israelita. Ahed Tamimi vem juntar-se aos mais de 300 menores palestinos atualmente presos nos cárceres de Israel.

Pergunto à Alta Representante o que pensa fazer junto do governo de Israel perante mais esta flagrante violação dos direitos do homem e da criança.

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu

Partilhar