Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Prioridades da UE para a 25ª Sessão do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas

Deixamos aqui uma sugestão para a Sessão do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas. A sugestão é que a União Europeia aborde neste fórum, com verdade e franqueza, a forma como diariamente vem pondo em causa, nos seus Estados-Membros, muitos dos direitos humanos que constam da respectiva Declaração Universal: o direito à segurança social, o direito à protecção no desemprego, o direito a salários justos, o direito à alimentação, o direito à assistência médica, o direito à educação gratuita.

Estes e outros direitos que constam da Declaração Universal de Direitos Humanos, em Portugal por exemplo, mas não só, estão sob o fogo da União Europeia - dos seus tratados, das suas políticas e orientações.

Esta é a mesma União Europeia que se arroga ao direito de dar lições de direitos humanos ao mundo.

Pela nossa parte, recusamos esta visão instrumental e restritiva dos direitos humanos.

Recusamos que os direitos humanos sejam esquecidos em casa, ou esquecidos quando as violações são cometidas por países amigos, e utilizados como pretexto para a ingerência e o intervencionismo externos, afrontando o espírito e a letra da Carta das Nações Unidas.

• União Europeia
  • Intervenções