Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira, Inês Zuber no Parlamento Europeu

Previsões da Primavera da Comissão Europeia

Nas suas previsões da Primavera, a Comissão Europeia avançou com a revisão das previsões de Fevereiro relativas a Portugal, agravando todos os indicadores económicos.
A previsão aponta para uma contracção da economia de 2,3% (contra 1,9% em Fevereiro), para a subida do desemprego acima de 18,2% (face aos 17,3% em Fevereiro), para um défice de 5,5% (4,9% segundo a previsão de Fevereiro).
Mas mesmo estas previsões poderão ser consideradas irrealistas, tendo em conta o impacto negativo profundo que os novos cortes orçamentais, entretanto anunciados pelo Governo e acordados com a UE, a serem consumados, terão na economia.
O ambiente internacional também não é favorável, uma vez que a zona euro conhecerá uma contracção de 0,4%, enquanto o desemprego ultrapassará os 12%.

Em face do exposto, e tendo em conta as responsabilidades da Comissão Europeia no programa UE-FMI actualmente em curso, solicitamos que nos informe sobre o seguinte:
- Que medidas pensa tomar para evitar a consumação das negras previsões agora avançadas ou mesmo a sua revisão para pior a breve trecho?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu