Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira, Inês Zuber, Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Presos palestinianos nas cadeias israelitas em 2015

O Centro de Estudos para os Presos Palestinianos divulgou os seus cálculos sobre o total de detidos por Israel em 2014. Segundo esta entidade, citada pela agência Ma'an, 7110 palestinianos foram presos o ano passado, um aumento de 80% face a 2013. O Centro de Estudos estima ainda que o número de prisioneiros que se mantêm nas prisões israelitas seja actualmente de 6800, contra cerca de cinco mil no final de 2013.
Quanto ao número de menores detidos, registou-se igualmente um crescimento: 57% em 2014, adianta a mesma fonte, que aponta igualmente a subida em 250% do total de presos sem acusação formal no mesmo período.
São dados que revelam a escalada opressora de Israel face à Palestina e ao seu povo e que são indissociáveis das conhecidas e sistemáticas violações dos direitos humanos que vêm sendo perpetradas por Israel.

Em face do exposto, solicitamos que nos informe sobre o seguinte:
- Que avaliação faz destes dados; que diligências efectuou ou pensa efectuar a Comissão Europeia junto do governo israelita perante o conhecimento dos mesmos?
- Que conclusões daqui retira face ao futuro das relações entre a UE e Israel e, mais concretamente, face ao futuro do Acordo de Associação?

• União Europeia
  • Perguntas