Posições Políticas

Na CDU, os compromissos que assumimos – com o país, com o povo, com os trabalhadores – são mesmo para valer

Caros camaradas, estimados amigos,

Apresentamos hoje o Compromisso do PCP para as Eleições ao Parlamento Europeu.

Fazemo-lo três dias depois de termos publicamente prestado contas sobre o trabalho feito no mandato que agora termina.

Na CDU é assim. Há cinco anos assumimos um compromisso com o povo e com o país. Durante estes cinco anos, honrámos esse compromisso. Ora, isto dá um valor reforçado ao Compromisso renovado que hoje aqui apresentamos.

Compromisso do PCP para as Eleições ao Parlamento Europeu 2024

I. 50 anos do 25 de Abril, 38 anos da adesão de Portugal à CEE/UE

A Revolução de Abril, de que este ano comemoramos o 50º aniversário, empreendeu profundas transformações políticas, económicas, sociais e culturais. Constituiu uma vigorosa afirmação de independência e de soberania nacionais. Rompeu o isolamento imposto pelo fascismo e abriu Portugal à Europa e ao mundo.

É indispensável proteger a produção nacional para garantir a soberania alimentar

O Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, acompanhado por João Oliveira, o primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu, encabeçou a delegação do PCP que visitou, hoje, a 40.ª edição da Ovibeja. Uma visita que permitiu observar e reflectir sobre o estado actual da agricultura em Portugal e as políticas necessárias para promover a soberania alimentar.

A nossa intervenção no Parlamento Europeu baseia-se no conhecimento da realidade do País

A nossa intervenção no Parlamento Europeu baseia-se no conhecimento da realidade do País, nos muitos contactos que fazemos. São disso exemplo as perguntas que fazemos à Comissão Europeia sobre várias empresas, perguntas que têm origem nos contactos com os trabalhadores dessas mesmas empresas. 

Lá, como cá, dizemos o que fazemos e fazemos o que dizemos

Aqui estamos a prestar contas do trabalho desenvolvido no âmbito do Parlamento Europeu pelos eleitos nas listas da CDU.

Apresentamos hoje o balanço do trabalho desenvolvido mas a nossa prestação de contas é feita todos os dias, junto dos trabalhadores e do povo. 

Dissemos que os trabalhadores e o povo podiam contar com a CDU, cinco anos depois, cumprimos de forma integral os compromissos assumidos. 

Temos provas dadas de um trabalho de décadas neste combate. É nesse caminho que prosseguiremos determinados

Fica hoje, mais uma vez, à vista que o trabalho realizado pelos deputados do PCP no Parlamento Europeu é uma razão forte para confiar na CDU.

O reforço desse trabalho, com mais força à CDU, é a opção que serve o povo e o País e o caminho para a construção de um futuro melhor e mais justo.

A intervenção dos deputados do PCP no Parlamento Europeu, no mandato que agora termina, confirmou características singulares no panorama partidário nacional.

Faleceu Sérgio Ribeiro

É com profundo pesar que o Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português informa do falecimento de Sérgio José Ferreira Ribeiro aos 88 anos e transmite à sua família os sentidos pêsames e a sua solidariedade neste triste momento.