Comunicado do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP no PE

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu promoveram um abaixo-assinado intitulado "Por um cessar-fogo humanitário imediato, duradouro e sustentado que conduza à cessação da actual escalada de violência". Este abaixo-assinado contou com a subscrição de 64 deputados de várias nacionalidades e grupos políticos do Parlamento Europeu, tendo sido endereçado às seguintes entidades: Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia; Senhor Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel; Senhora Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen e Senhora Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

CARTA

À Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia

Ao Exmo. Senhor Presidente do Conselho Europeu,
Charles Michel

À Exma. Senhora Presidente da Comissão Europeia,
Ursula Von Der Leyen

À Exma. Senhora Presidente do Parlamento Europeu,
Roberta Metsola

Assunto: Por um cessar-fogo humanitário imediato, duradouro e sustentado que conduza à cessação da actual escalada de violência.

A Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou, em 27 de Outubro, a resolução A/ES- 10/L.25 sobre a "Protecção dos civis e cumprimento das obrigações legais e humanitárias", tendo em conta a grave deterioração da situação na região, em particular na Faixa de Gaza e no resto do Território Palestiniano Ocupado, incluindo Jerusalém Oriental, e em Israel.

Entre outros aspectos, a Resolução apela a "uma trégua humanitária imediata, duradoura e sustentada que conduza à cessação das hostilidades"; exige o "fornecimento imediato, contínuo, suficiente e sem entraves de bens e serviços essenciais aos civis em toda a Faixa de Gaza"; apela à "revogação da ordem de Israel, a potência ocupante, para que os civis palestinianos e o pessoal das Nações Unidas, bem como os trabalhadores humanitários e médicos, evacuem todas as áreas da Faixa de Gaza a norte do Wadi Gaza e se desloquem para o sul de Gaza"; rejeita firmemente "quaisquer tentativas de transferência forçada da população civil palestiniana"; e reafirma que "uma solução justa e duradoura para o conflito israelo-palestiniano só pode ser alcançada por meios pacíficos, com base nas resoluções pertinentes das Nações Unidas e em conformidade com o direito internacional, e com base na solução de dois Estados".

Por conseguinte, os deputados do Parlamento Europeu abaixo assinados:

Exortam ao estabelecimento de um cessar-fogo humanitário imediato, duradouro e sustentado, que conduza à cessação da actual escalada de violência na Faixa de Gaza, na Cisjordânia, em Jerusalém Oriental e em Israel.

João Pimenta Lopes
Sandra Pereira