Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Planeamento prospetivo das políticas e tendências a longo prazo:incidência orçamental no reforço de capacidades

Não negamos a importância das actividades de planeamento e de prospectiva, da identificação de tendências a longo prazo, sobretudo se inseridas na definição de políticas tendentes a promover o desenvolvimento e o progresso social. Para intervir sobre a realidade, transformando-a, é necessário, antes de mais, conhecê-la. É bem distinto, porém, o contexto em que estas actividades são aqui discutidas. O que não pode deixar de pesar na nossa apreciação a este relatório.
Está em curso na UE um processo de retrocesso civilizacional. Manter as actuais políticas, como este relatório defende – objectivo maior ao qual se subordina, naturalmente, as actividades de planeamento prospectivo – conduzir-nos-á a mais e mais graves explosões de crise, de que os trabalhadores e os povos continuarão a ser as maiores vítimas. A mais ataques à democracia e à efectiva participação dos cidadãos, à desvalorização do papel das instituições de soberania nacional.
Assinalamos a rejeição das emendas que apresentámos na comissão dos orçamentos, relativas à defesa da democracia, à valorização das instituições de soberania nacionais, designadamente os parlamentos nacionais, à necessidade de um orçamento da UE reforçado, entre outras.

• União Europeia
  • Declarações de Voto