Intervenção de Paulo Sá na Assembleia de República

Petição solicitando que seja encontrada, a curto prazo, uma solução para uma sede definitiva da associação recreativa e cultural de músicos

(petição n.º 127/XI/2.ª)

Sr. Presidente,
Sr.as e Srs. Deputados:
Gostaria de começar por saudar os mais de 4300 peticionários, alguns dos quais se encontram aqui presentes, nas galerias.
Gostaria também de saudar a Associação Recreativa e Cultural de Músicos, que é um exemplo singular de um projecto que tem vindo a proporcionar aos farenses e aos algarvios condições necessárias à criação e à fruição culturais.
Fundada em 1990, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos conseguiu criar, praticamente sem apoios, um espaço com 18 salas de ensaio, uma sala de espectáculos com capacidade para mais de 1000 pessoas e um estúdio de gravação, acolhendo 31 bandas, com mais de 150 músicos de todos os estilos musicais, além de disponibilizar apoio a grupos de teatro, de dança, e de outras expressões artísticas.
A sala de espectáculos da Associação afirmou-se como uma verdadeira sala multiusos ao serviço da cidade de Faro e da região algarvia, realizando-se aí concertos, peças de teatro, projecção de filmes, desfiles de moda, exposições, workshops, provas desportivas, entre outras actividades.
A Associação tem, ainda, colaborado com o Instituto da Droga e da Toxicodependência em programas de combate à toxicodependência e de reinserção social de jovens em recuperação.
Correndo o risco de perder a sua actual sede na sequência de um processo de despejo, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos necessita de uma nova sede. Já dispõe de um terreno cedido pela Câmara Municipal de Faro, já dispõe de um projecto de construção, que contempla duas salas de espectáculos, 50 salas de ensaio e um estúdio de gravação, falta agora apoio financeiro para a construção do edifício. E esta é a questão central: apoio financeiro para a construção do edifício.
Dizia, há dias, o Sr. Deputado Artur Rêgo, do CDS, do alto da tribuna, que o Algarve tinha muitos problemas e que, para os resolver, eram necessárias coisas simples e práticas. Ora, aqui está uma coisa simples e prática que o Governo do PSD/CDS pode fazer pelo Algarve: apoias financeiramente a Associação Recreativa e Cultural de Músicos na construção da sua sede.
Não basta vir aqui fazer, como fez a Sr.ª Deputada do PSD, discursos de apoio e de louvor à actividade desta Associação, é preciso passar, como dizia o Sr. Deputado do CDS, Artur Rêgo, à
concretização das coisas simples e práticas: apoiar financeiramente a construção da sede. É isso que é preciso fazer para que esta Associação possa dar continuidade ao seu projecto, cuja importância ultrapassa largamente o âmbito local, desempenhando um papel crucial na dinâmica cultural de toda a região algarvia.

  • Cultura
  • Assembleia da República
  • Intervenções