Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Pedido de financiamento de investigação biomédica no campo da encefalomielite miálgica

A resolução reconhece o esforço realizado pela UE para apoiar a investigação científica sobre a encefalomielite miálgica/síndrome da fadiga crónica.

Além disso, exige fundos e recursos adicionais para essa investigação científica - incluindo estudos sobre prevalência e pesquisa do tratamento, melhor reconhecimento de aspetos sociais da doença ao nível da UE e ações de sensibilização.

Esta resolução surge devido a várias petições dirigidas à Comissão das Petições do Parlamento Europeu, nas quais os peticionários se queixaram da falta de financiamento da UE para pesquisas biomédicas sobre este tipo de doenças raras, a falta de reconhecimento social (incluindo a estigmatização) e o facto de cerca de dois milhões de pessoas poderem ser afetadas na UE pela doença.

Esta resolução trata, assim, de uma questão de saúde pública, e cremos que é necessária uma especial atenção aos trabalhadores afectados por esta doença. Entendemos ser plenamente justificado reforçar a importância da investigação científica pública, bem como os serviços públicos de saúde. Revemo-nos nas preocupações constantes da resolução e nas orientações que aponta. Votámos favoravelmente.

>
  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu