PCP solidário com agricultores em luta contra as medidas do Pacto de Agressão

As medidas impostas pelo Pacto de Agressão agravaram a situação, já difícil, dos pequenos e médios agricultores portugueses, nomeadamente da agricultura familiar. O anunciado aumento dos valores da contribuição para a Segurança Social, acompanhado da redução do consumo interno de bens alimentares, contribuiria para um maior empobrecimento. Estas são algumas das preocupações manifestadas por Inês Zuber, deputada do PCP ao Parlamento Europeu, que esteve presente na concentração e desfile dos agricultores do distrito de Aveiro, convocados pela ALDA esta manhã, por ocasião da inauguração de mais uma edição da AGROVOUGA.

As propostas que o PCP apresentou no PE, no quadro da revisão da PAC em curso, dariam resposta a muitos dos anseios dos agricultores portugueses, nomeadamente a manutenção dos regimes de quotas de produção de leite e açúcar, a manutenção dos direitos de plantação da vinha, a instauração de um regime de «margens máximas de intermediação» e de um regime de sistema de quotas de comercialização nacional.

O PCP acompanha as preocupações dos agricultores reivindicando uma outra política agrícola e em defesa da soberania alimentar. A presença de uma delegação da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP incluindo um eleito da Assembleia Municipal de Aveiro acompanhando a deputada ao PE, foram uma significativa demonstração de solidariedade do PCP.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • União Europeia