PCP recebido pelo Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

O encontro, que decorreu com cordialidade, serviu o objectivo da partilha de opiniões sobre a origem e as consequências da crise económica, sobre a grave situação criada, mas também sobre as respostas que, aos vários níveis de responsabilidade, as concretas situações exigem e impõem.

Tema central foi naturalmente a situação dramática que se começa a viver no plano social em todo o país, sem dúvida a mais grave desde o 25 de Abril, com destaque para aquela região, onde se sucedem os encerramentos de empresas e alastra o desemprego e a precariedade.
E que se traduz, como foi salientado, nos momentos difíceis por que passam muitas famílias, milhares de trabalhadores, os jovens e os reformados, dada a manifesta insuficiência e ineficácia das medidas do Governo, designadamente face às micro e pequenas empresas e aos trabalhadores que já não conseguem viver do seu trabalho.

O encontro sublinhou a convergência na identificação de pontos de vista, dentro do respeito pelas diferenças entre uma organização religiosa e um partido político. Mas, como afirmou o Secretário Geral do Partido, “foi igualmente possível, dadas as características hoje da acção da Igreja Católica, muito direccionada para os problemas sociais e dada a natureza e identidade de um Partido que se afirma dos trabalhadores, convergir na necessidade de combate aos problemas sociais mais urgentes, de medidas de emergência para acudir às situações mais dramáticas, para atacar as injustiças e as arbitrariedades sobre quem trabalha”.

Para D. Jorge Ortiga, “a convergência no trabalho a favor dos que menos têm nasce das preocupações que são comuns sobre os efeitos da crise actual”. Manifestando esperança em que o Estado seja capaz de dar resposta aos problemas, o Presidente da Conferência Episcopal enfatizou que “analisar é fundamental, conhecer é imprescindível, denunciar é uma atitude que diz respeito a todos e que faz falta”.

O camarada Jerónimo de Sousa fez ainda questão, durante o encontro, de apelar à necessidade de uma palavra de esperança e confiança aos trabalhadores quanto a uma solução para ultrapassar a crise.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Regime Democrático e Assuntos Constitucionais