PCP realiza audição pública sobre a inclusão dos Jovens com Necessidades Especiais

O PCP realizou uma audição pública na Assembleia da República sobre a inclusão dos Jovens com Necessidades Especiais, nomeadamente nas respostas necessárias para que estes jovens possam concretizar um projecto de vida de qualidade e gratificante.

O processo de democratização do sistema educativo, após o 25 de Abril de 1974, que, em Portugal, propiciou o acesso à escola pública de muitos milhares e milhares de crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Sem deixar de valorizar os passos, para o PCP continua a ser uma prioridade um maior investimento público para suprir as muitas carências nas respostas às crianças e jovens com necessidades educativas especiais assegurando o seu direito à educação, valorizando entretanto, os passos de progresso no sentido da inclusão e integração destas crianças e jovens e no seu direito à Educação.

A garantia de um projecto de vida vai além do cumprimento do ensino obrigatório. Nesse sentido o Grupo Parlamentar do PCP realizou esta audição com objectivo de reflectir sobre as opções formativas e educacionais existentes para os jovens com necessidades educativas especiais após o ensino obrigatório (seja no acesso e frequência ao ensino superior, seja na formação profissional de qualidade e adequada à integração no mundo laboral, seja num conjunto de outras actividades possíveis) bem como na construção de respostas adequadas às características e necessidades existentes, em condições de igualdade para que estes jovens possam concretizar um projecto de vida de qualidade e gratificante.

Nesta audição participaram:
Instituto Politécnico de Leiria
APCL – Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa
Associação Pais em Rede
APPDA – Lisboa - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo
CNOD - Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes
Movimento pais e amigos para a inclusão em Portugal
Instituto politécnico do Cávado e do Ave
ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal
APD – Associação Portuguesa de Deficientes
Outras pessoas a título individual.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Trabalhadores