Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP reafirma a solidariedade com a Revolução Bolivariana e o Povo venezuelano

O Partido Comunista Português reafirma a solidariedade com os trabalhadores e o povo venezuelanos e a acção das forças bolivarianas em defesa da soberania e da paz, pelo desenvolvimento, a justiça e progresso sociais da Venezuela.

Denunciando e condenando as manobras de ingerência e constantes ameaças de intervenção externa contra a República Bolivariana da Venezuela, o seu Governo legítimo e constitucional e o seu povo, o PCP chama de igual modo a atenção para a intensificação da desestabilização e bloqueio económico e financeiro e para as ameaças explícitas de agressão militar por parte dos EUA e de outras potências imperialistas contra este País latino-americano.

O PCP denuncia e condena igualmente as medidas arbitrárias e discriminatórias contra a Venezuela, em frontal violação dos princípios da Carta das Nações Unidas e do direito internacional, de que são exemplo, a imposição de sanções por parte dos EUA e a UE ou a sua exclusão da Cimeira das Américas.

Os ataques contra a Revolução bolivariana, a tentativa de colocar em causa as eleições presidenciais de 20 de Maio, a campanha permanente de manipulação mediática e desinformação, têm como objectivo fazer regredir os avanços e conquistas do processo democrático e popular na Venezuela.

A ingerência e agressão contra a Venezuela e o seu povo enquadra-se na acção concertada, crescentemente antidemocrática e repressiva, dos EUA, do grande poder económico e das forças mais retrógradas deste subcontinente, para travar as dinâmicas de afirmação soberana de sentido progressista e a articulação e cooperação multilaterais desenvolvidas na América Latina e Caraíbas – como a ALBA-TCP, UNASUR e CELAC –, e impor a perpetuação das políticas de rapina e exploração.

No Dia de Acção Mundial de Solidariedade com a Venezuela e a luta do povo venezuelano, o PCP reitera a sua solidariedade à República Bolivariana da Venezuela, ao PCV, ao PSUV e demais forças patrióticas, progressistas e revolucionárias, na sua luta em defesa da independência e soberania nacionais e dos direitos do povo venezuelano, incluindo o direito a decidir livremente e em Paz o seu próprio destino.

Exigindo o fim da ingerência, manobras e ameaças contra o povo venezuelano, o PCP apela à solidariedade em defesa da Venezuela Bolivariana, pelo progresso social, a paz e cooperação entre os povos.

>
  • Declarações e Comunicados do PCP
  • Venezuela

Partilhar