PCP participou na Índia em seminário internacional

PCP participou na Índia em seminário internacional

Nos dias 8, 9 e 10 de Outubro realizou-se em Calcutá, na Índia, um Seminário Internacional de Partidos Comunistas e Operários comemorativo da Revolução de Outubro, promovido pelo Partido Comunista da Índia (PCI).

O tema do Seminário foi «O 100.º aniversário da Grande Revolução Socialista de Outubro: passado e presente. Experiências na construção do socialismo, lições e estratégias dos comunistas no mundo contemporâneo».

O Seminário iniciou com uma intervenção do Secretário-geral do Partido Comunista da Índia, Sudhakar Reddy, e contou com a participação de outros dirigentes do PCI e do Partido Comunista da Índia (Marxista), assim como de 15 delegações de 13 países da Ásia, Europa e América Latina. O Partido Comunista Português esteve representado por Albano Nunes, membro da Comissão Central de Controlo e da Secção Internacional.

O Seminário permitiu uma útil troca de informações e de opiniões nomeadamente sobre o significado e importância internacional da Revolução de Outubro, as causas e consequências das derrotas do socialismo na URSS e nos países do Leste da Europa, sobre a problemática da revolução socialista e a construção de uma sociedade nova livre da exploração do homem pelo homem, o aprofundamento da crise estrutural do capitalismo e a exigência da sua superação revolucionária. As experiências dos países que mantêm como orientação e objectivo a construção do socialismo tiveram um particular destaque e a existência de diferenças de opinião em questões importantes não impediu que a reflexão se efectuasse em ambiente de fraternidade e confiança.

A contribuição do PCP exprimiu a orientação traçada pelo Comité Central para as celebrações do Centenário da Revolução de Outubro que promove em Portugal e deu particular relevo à fundamentação do Programa do Partido de «Uma democracia avançada, os valores de Abril no futuro de Portugal» e ao empenho do PCP, com base nos princípios provados de relacionamento entre partidos comunistas, em contribuir para a recuperação e fortalecimento da unidade do movimento comunista e revolucionário internacional.

>
  • Relações Bilaterais
  • Actividade Internacional

Partilhar