PCP no Congresso do PC da Boémia e Morávia

Representante do PCP - Jorge Cordeiro, Membro da Comissão Política e do Secretariado do Partido
Avante Edição N.º 1591, 27-05-2004

Realizou-se nos passados dias 15 e 16 de Maio, na cidade de Ceské Budejocvice, na República Checa, o VI Congresso do Partido Comunista da Boémia e Morávia (PCBM).
Cerca de três centenas e meia de delegados reuniram-se para discutir e aprovar a resolução política, o novo projecto de estatutos, a constituição do Comité Central e confirmar Miroslav Grebenicek como presidente do partido que, desta forma, se mantém na liderança do PCBM.
A reunião magna dos comunistas checos teve lugar no contexto da adesão daquele país à UE, tendo as eleições para o Parlamento Europeu (PE), no próximo dia 13 de Junho, pesado significativamente no decurso dos trabalhos.
Fazer corresponder a eleição de deputados para o PE à força e influência social do PCBM é um dos principais objectivos imediatos, sucesso para o qual poderá contribuir a forte expressão eleitoral dos comunistas ao nível legislativo e local.
Combater a política de privatizações do governo e a alienação do património de direitos dos trabalhadores checos é outra das linhas de orientação aprovadas pelos congressistas, os quais condenaram com igual veemência as vias da guerra imperialista, do militarismo e do terrorismo que ensombram a conjuntura internacional.
Entre as 37 delegações de todos os continentes presentes no Congresso do PCBM esteve o PCP, que se fez representar por Jorge Cordeiro, membro da Comissão Política e do Secretariado do Partido.

• Central
  • Actividade Internacional