PCP no 27º Congresso do PC de Israel

O 27.º Congresso do Partido Comunista de Israel (PCI), realizado na cidade de Nazaré nos dias 12 e 13 de Dezembro, foi marcado por uma vibrante determinação para a luta, particularmente da juventude que nele participou. O PCP esteve presente, representado por Tiago Vieira, membro do Comité Central.

No Congresso estiveram em debate os caminhos para o reforço e alargamento da resistência – tanto no plano da luta de massas como eleitoral – às inaceitáveis medidas e novas e graves ameaças antidemocráticas levadas a cabo pelo governo sionista em Israel.

Assinale-se que o primeiro dia dos trabalhos do Congresso ficou marcado pelo assassinato do ministro palestiniano Ziad Abu Ein às mãos do exército israelita, o que mereceu um veemente repúdio por parte dos congressistas. De referir também que o contexto da acção dos comunistas em Israel é fortemente marcado pela ocupação da Palestina por Israel, intervindo o PCI pelo fim da ocupação israelita e a criação de um Estado da Palestina no respeito das resoluções das Nações Unidas.

A reunião magna do PCI realizou-se após a recente dissolução do Knesset (parlamento israelita) e a convocação de eleições para Março. Estas eleições realizar-se-ão num quadro que se afigura particularmente exigente, marcado pela escalada de xenofobia, racismo e belicismo sionista e por medidas anti-democráticas, como a «Lei básica do Estado Judeu» ou, no campo eleitoral, a definição de um mínimo de 3,25% da votação para que os partidos possam ter representação parlamentar.

Note-se que a Haddash (coligação em que o PCI tem papel central) obteve três por cento dos votos nas últimas eleições, ficando evidente que esta alteração eleitoral tem como objectivo eliminar do Knesset a representação do PCI e de outras forças não sionistas israelitas.

Apesar da dimensão dos desafios que se colocam, os comunistas israelitas afirmam-se determinados em prosseguir a sua acção e confiantes de que, com a luta, será possível derrotar o imperialismo e construir um mundo de paz e justiça social.

• Central
  • Actividade Internacional