PCP no 12º Congresso do PC do Brasil

De 5 a 8 de Novembro realizou-se em S.Paulo o Congresso do Partido Comunista do Brasil, em que o Partido Comunista Português esteve representado por Albano Nunes, membro do Secretariado do Comité Central.

No Congresso, que foi precedido de um amplo debate no Partido, participaram cerca de mil delegados em representação de mais de duzentos mil membros do PC do Brasil. Entre os documentos aprovados no Congresso reveste-se de particular importância o novo Programa do Partido que, precisa o caminho que, nas condições concretas do Brasil, o PC do B aponta para alcançar o objectivo do socialismo, e de que é peça essencial o “Novo Projecto Nacional de Desenvolvimento “ que é parte constitutiva do Programa. No Congresso participaram 49 delegações estrangeiras de 32 países,

O representante do PCP foi recebido por Renato Rabelo, Presidente do PC do B e teve encontros com José Reinaldo Carvalho, responsável das Relações Internacionais e outros dirigentes do Partido e usou da palavra na tribuna do Congresso para transmitir as saudações fraternais do Comité Central do PCP. Participou também num importante acto que a Comissão de Amnistia realizou no quadro do Congresso, com o Ministro da Justiça Tarso Genro, em que foi publicamente reconhecido o papel que o PC do B, e em concreto, João Amazonas (dirigente histórico do Partido) e Renato Rabelo, desempenharam na luta libertadora do povo brasileiro. O acto político realizado perante o plenário do Congresso, em que, além de numerosos dirigentes políticos e dos principais movimentos sociais, participaram o Presidente Luís Inácio “Lula” da Silva e Dilma Rousseff, candidata às eleições presidenciais de 2010, apoiada pelo PC do B, PT, PSB, PDT e outros partidos, revestiu-se de grande significado político.

>
  • Relações Bilaterais