Encontro Internacional de PC e Operários

PCP na Reunião do Grupo de Trabalho

Realizou-se no passado dia 22 de Outubro, em Beirute, no Líbano, a reunião do GT dos Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários, recebida e organizada pelo PC Libanês. O PCP esteve representado por Ângelo Alves, membro da Comissão Política.

A reunião, onde participaram além do PCP seis outros partidos comunistas membros do Grupo de Trabalho, oriundos da África do Sul, Brasil, Grécia, Índia, Líbano e Federação Russa, analisou a preparação do 13.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, o qual terá lugar em Atenas, na Grécia, nos dias 9, 10 e 11 de Dezembro, acolhido pelo Partido Comunista da Grécia.

O Grupo de Trabalho confirmou as expectativas de uma ampla participação nesta 13.ª Edição do Encontro Internacional e sublinhou a importância deste processo para o fortalecimento do movimento comunista e revolucionário internacional num quadro de aprofundamento da crise do capitalismo.

No programa paralelo à reunião do Grupo de Trabalho, realizou-se ainda uma reunião com a direcção do Partido Comunista Libanês em torno da situação no Médio Oriente, bem como um encontro/audição com os dois partidos comunistas sírios, que se deslocaram a Beirute para facultar uma informação detalhada sobre a situação no país.

Ambos denunciaram as amplas conspirações do imperialismo contra a independência e soberania da Síria, pronunciaram-se contra qualquer tentativa de ingerência ou agressão ao seu povo, e, simultaneamente, declararam o seu apoio às justas reivindicações populares por mais democracia e justiça social.

Durante a sua estadia em Beirute, os membros do Grupo de Trabalho foram ainda recebidos pelo presidente do Líbano, Michel Suleiman, e realizaram uma visita aos campos de refugiados palestinianos de Sabra e Chatilla, nos arredores da capital libanesa, tendo constatado as difíceis condições de vida do povo palestiniano expulso do seu próprio país pelas forças israelitas.

Na ocasião, foi também possível contactar com forças políticas e estruturas representativas da população destes campos, nomeadamente a direcção da Frente Popular de Libertação da Palestina.

>
  • Central
  • Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários