Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP expressa solidariedade com a luta dos trabalhadores das IPSS, Misericórdias e Cerci's

A entrega de serviços e equipamentos sociais a IPSS, Misericórdias e privados, tem constituído prática constante dos sucessivos Governos do PS, PSD e CDS-PP, com o claro objectivo de desresponsabilização do Estado das suas competências constitucionais, na protecção e apoio à infância e à terceira idade ou no âmbito do ensino especial. Não é por isso aceitável que os mesmos responsáveis da política de direita queiram agora retirar ou reduzir apoios a essas mesmas instituições que são, em muitos casos, a única resposta social existente no terreno. Os sucessivos Governos do PS, PSD e CDS-PP que antes destruíram grande parte das respostas sociais públicas, preparam-se agora para destruir aquelas que estimularam, em particular as de carácter associativo e comunitário, em geral as mais fragilizadas. O Partido Comunista Português, reafirmando a sua oposição ao modelo que tem vindo a ser implementado nesta área social, em detrimento de uma alargada rede pública de equipamentos e serviços, manifesta a sua solidariedade com a jornada de luta que os trabalhadores das IPSS, Misericórdias e CERCIs hoje promovem, contra o estrangulamento financeiro das instituições, os despedimentos, o congelamento das comparticipações do Estado e dos salários, e por aumentos salariais em 2010.
  • Trabalhadores
  • Central