Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP expressa solidariedade ao povo da Tunísia

O Partido Comunista Português expressa a sua solidariedade aos trabalhadores, ao povo tunisino e à sua luta contra os enormes aumentos de preços de bens essenciais e contra o agravamento da situação de desemprego, aumento dos despedimentos, pobreza e profundas desigualdades sociais.

A situação tunisina é indissociável do aprofundamento da crise do capitalismo e da brutal ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e dos povos que se verifica um pouco por todo o Mundo. Independentemente de ulteriores desenvolvimentos de uma situação caracterizada por grande incerteza e instabilidade, a evolução da luta da juventude e do povo tunisino demonstra que, pela luta e pela mobilização das mais amplas massas populares, é possível resistir à tentativa de regressão histórica dos direitos dos trabalhadores.

A luta em curso na Tunísia é, na opinião do PCP, um exemplo concreto de como a luta social é indissociável da luta pela liberdade e a democracia. Condenando a violenta repressão da ditadura, o PCP expressa a sua solidariedade às organizações de trabalhadores e às forças revolucionárias e progressistas da Tunísia na luta pela satisfação das justas reivindicações do povo tunisino e pela conquista da liberdade.

• PCP
  • Central