Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

PCP expressa pesar por tragédia no Mediterrâneo - Políticas de exploração, guerra e imigração da UE na origem do problema

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu expressam o seu profundo pesar, pela morte de mais de mil pessoas nos mais recentes naufrágios no mediterrâneo, um trágico acontecimento que surge na sequência de dezenas de milhares de mortes naquelas águas.

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu responsabilizam a União Europeia e a sua criminosa política de imigração por mais esta tragédia, a maior envolvendo imigrantes no Mediterrâneo. Tragédias que já vitimaram dezenas de milhares de seres humanos nos últimos anos, e que são inseparáveis das políticas de guerra, ingerência e de domínio económico que as principais potências da UE e da NATO desencadeiam no Continente Africano e no Médio Oriente, provocando gigantescas ondas de refugiados de guerra e um êxodo em massa que foge da fome e da pobreza extrema.

O PCP chama à atenção para os perigos que decorrem da cínica resposta da União Europeia e de vários governos a mais esta tragédia. Uma resposta que escamoteando as reais razões da imigração em massa do Continente Africano - que radicam no próprio funcionamento do sistema capitalista - visa aprofundar uma visão instrumental e securitária da imigração no quadro da chamada política europeia de vizinhança e da comunitarização da política de imigração. Políticas que contribuindo objectivamente para o aprofundamento do problema, abrem simultaneamente o campo às forças xenófobas, racistas e de extrema-direita.

  • União Europeia
  • Notas de Imprensa
  • Parlamento Europeu