Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP condena prisão de deputada palestiniana e de outros activistas da FPLP pelo exército israelita

PCP condena prisão de deputada palestiniana e de outros activistas  da FPLP pelo exército israelita

O PCP condena veementemente a detenção pelo exército israelita de Khaleda Jarrar, deputada do Conselho Legislativo Palestiniano, de Khitam Saafin, de Ihab Massoud e de outros activistas da Frente Popular de Libertação da Palestina, no passado dia 2 de Julho, nos territórios palestinianos ocupados da Margem Ocidental.

Recorde-se que Khaleda Jarrar havia sido anteriormente detida pelo exército israelita em Abril de 2015, tendo saído da prisão em Junho de 2016, na sequência de uma ampla campanha de solidariedade internacional pela sua libertação.

A sistemática detenção dos patriotas palestinianos insere-se na política sionista de ocupação e repressão por parte de Israel contra o povo palestiniano e as forças que, como a FPLP, lutam corajosamente pelo respeito e concretização dos seus legítimos direitos nacionais.

Israel mantém inaceitavelmente encarcerados nas suas prisões mais de seis mil presos políticos palestinianos, entre os quais centenas em detenção administrativa, sem qualquer julgamento ou culpa formada, e menores – prisioneiros que recentemente desenvolveram uma greve da fome pelo respeito dos seus direitos e dignidade.

O PCP considera que o Governo português deverá pugnar e agir, no respeito pela Constituição da República e no quadro do Direito Internacional, pelos direitos do povo palestiniano, nomeadamente, pelo respeito dos direitos dos presos políticos palestinianos encarcerados em prisões israelitas e pela sua libertação.

O PCP exige a libertação imediata de Khaleda Jarrar e de todos os presos políticos palestinianos, e reafirma a sua solidariedade para com o povo palestiniano e a sua luta pela criação de um Estado soberano e viável, com as fronteiras anteriores a 1967 e capital em Jerusalém Leste, assegurando o direito de regresso dos refugiados, como reiterado em numerosas resoluções das Nações Unidas.

>
  • Central
  • Declarações e Comunicados do PCP
  • FPLP
  • Imperialismo
  • Israel
  • palestina