PCP com os trabalhadores do Metropolitano

 

 

No quadro das comemorações do 50º Aniversário do início da exploração do Metropolitano, a Célula do PCP na Empresa convidou o Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, para um almoço no refeitório do PMO III. Foram igualmente convidados a participar no almoço a Comissão de Trabalhadores e o STRUP.

Na ocasião, Jerónimo de Sousa destacou a importância - nos dias de hoje - do exemplo da luta dos trabalhadores do Metropolitano. Lembrou a decisão da Administração (em 2007) de revogar o Acordo de Empresa, tentando impôr a aceitação duma significativa redução de direitos dos trabalhadores; valorizou as amplamente participadas lutas imediatamente desenvolvidas pelos trabalhadores do Metro, que culminaram com a paralização total do Metro na Greve Geral de 2007; sublinhou que foi a luta o factor determinante para forçar Governo e Administração a negociar um novo Acordo de Empresa.

Este exemplo confirma as teses amplamente difundidas pelo PCP de que "a luta é o caminho para resistir à intensificação da exploração" e de que "quem luta, pode vencer, quem não luta já está derrotado". Mas nos dias de hoje, com um novo Código do Trabalho desenhado para facilitar a liquidação da contratação colectiva, a assinatura deste Acordo de Empresa no Metropolitano de Lisboa é um poderoso estímulo a todos os trabalhadores portugueses, comprovando que é nos trabalhadores (na sua unidade e determinação) que reside a capacidade de defender os direitos conquistados pelas gerações anteriores.

Abordando a crise em que o capitalismo se encontra mergulhado, Jerónimo de Sousa sublinhou que a resposta que as classes dominantes estão a tentar impôr se traduz tão sómente na defesa e ampliação dos seus previlégios e na intensificação da exploração dos trabalhadores, na continuação (com novas ropagens) da mesma política que já antes era prosseguida, e que está na origem da própria crise.

Razões mais que suficientes, na opinião do PCP, para que os trabalhadores do Metropolitano participem em força na Manifestação Nacional convocada pela CGTP-IN para o próximo dia 13 de Março, sob o lema "Mudar de Rumo!".

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Central