Pergunta ao Governo N.º 1425/XII/2

Participação na Feira Internacional do Livro de Bogotá 2013

Participação na Feira Internacional do Livro de Bogotá 2013

No sítio de internet do Secretário de Estado da Cultura pode ler-se:
" A Secretaria de Estado da Cultura confirmou que Portugal será o país tema da próxima Feira Internacional do Livro de Bogotá em maio de 2013, um dos eventos editoriais mais importantes a nível mundial.
O acordo, cuja formulação inicial foi assegurada por ocasião da recente visita do Secretário de Estado e do Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho à Colômbia, foi firmado entre o Governo português e a Cámara Colombiana del Libro no passado sábado, tendo a novidade sido já anunciada pelo presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos, demonstrando assim a importância estratégica da participação portuguesa para aquele país a nível político.
Funcionando em três eixos: Venda de livros em língua portuguesa; Presença no certame de vários autores portugueses e promoção de Portugal como destino turístico e de turismo cultural, o programa da Feira do Livro de Bogotá incluirá ainda - a pedido dos organizadores - também uma componente musical e gastronómica.
Na iniciativa participarão diversas empresas nacionais de referência a operar na América Latina em países como a Venezuela, Peru e Panamá, para além da própria Colômbia, através de uma colaboração entre a Secretaria de Estado da Cultura e a AICEP.
Para o Secretário de Estado da Cultura: «Esta será uma oportunidade excelente para promoção da cultura portuguesa, de forma transversal, naquela que é a segunda feira do livro mais importante em língua castelhana, logo a seguir à de Guadalajara».
«Portugal irá assumir um programa variado e representativo da nossa literatura, da nossa música e da nossa gastronomia, numa interligação que se pretende seja uma mostra do muito que já oferecemos e temos ainda para oferecer ao mundo nas várias vertentes», concluiu o Secretário de Estado."

A participação de Portugal na Feira Internacional do Livro de Bogotá é importante no âmbito da política cultural portuguesa e do estreitamento de relações internacionais com outros povos, particularmente, neste caso, com a América Latina. Não apenas numa perspectiva comercial deexportação de Literatura Portuguesa, mas também na difusão dos nomes e obras dessa Literatura como elemento fundamental da identidade cultural portuguesa e da projecção de Portugal no mundo.
Tendo em conta a anunciada participação e o aproximar da data de início da Feira, é importante conhecer que medidas efectivas toma o Governo para assegurar uma participação digna e representativa das diversas expressões literárias nacionais, quer no que toca a autores, quer no que a editores e livreiros diga respeito.
Da mesma forma, importa conhecer que meios terá a representação portuguesa para assegurar uma presença capaz de cumprir objectivos. Antes disso é fundamental conhecer igualmente os objectivos fixados, na medida em que existe inclusivamente já nomeação de Comissário, mas que não é divulgado o conjunto estratégico de objectivos.
Nestes termos, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais em vigor, requeiro a V. Exa se digne solicitar ao Governo, através do Secretário de Estado da Cultura, resposta às seguintes perguntas:
1. Quais os objectivos fixados para a participação portuguesa na Feira Internacional do Livro de Bogotá de 2013?
2. Que entidades assumirão a representação e que editores, autores e livreiros foram envolvidos na preparação dessa representação?
3. Que livros foram, com o apoio do Estado, sujeitos a tradução para o Espanhol para alargar a oferta de literatura portuguesa na Feira?
4. Que Associações representativas de autores e editores e livreiros foram envolvidas e que editoras, autores e livreiros estão convidados?
5. Como será determinada a quantidade de exemplares a disponibilizar? Quem assegura o financiamento das impressões e edições em causa?
6. Qual o valor do financiamento público à participação de Portugal na Feira Internacional do Livro de Bogotá para 2013, incluindo todas as rubricas?

  • Cultura
  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo