Intervenção de João Dias na Assembleia de República

PCP pela célere construção do novo Hospital de Lagos

Sr. Presidente,
Sr.’s Deputados

Permitam-me que antes de mais saúde e cumprimente os peticionários aqui presentes e por vosso intermédio cumprimentar os mais de 4500 que assinaram uma petição que reivindica a construção do novo hospital de Lagos, que tem um grande apoio popular e que o PCP acompanha totalmente o objecto da vossa petição.

Ou seja, também o grupo parlamentar do PCP entende que é urgente e inadiável a construção do novo hospital de Lagos, o que permitirá a resolução dos problemas que o PCP bem conhece.

O PCP já visitou por diversas vezes o Hospital, conhecemos os problemas da falta de espaço, da falta de condições para o exercício de muitas valências e da grande falta de acessos pela atual localização do Hospital de Lagos.

Sr.’s Deputados, este hospital está há muito prometido! Aliás esta já é a 2ª vez que a AR decide sobre a construção do Hospital de Lagos.
Mas é preciso recordar este processo.

Em 2009 houve a esperança de que o projeto avançasse, com a aprovação por parte da ARS do programa funcional do Novo Hospital e inclusivamente a Câmara Municipal cedeu um terreno para o efeito, mas até hoje 11 anos volvidos, nada aconteceu!

Em 2011 sem sinais de avanço da construção o Grupo Parlamentar do PCP insistiu com o Governo da troica – PSD/CDS – para que a construção avançasse. Que face aos compromissos assumidos no quadro do programa da troica desculpou-se que não tinha disponibilidade financeira.

Finda a intervenção da troica e já com o anterior Governo PS a construção do Hospital não dava sinais de avançar.

Por isso, o PCP decidiu apresentar um projeto de resolução, em maio de 2018, que recomendou ao Governo a construção, com celeridade, do novo Hospital de Lagos. Ao qual se juntou o BE, tendo vindo a ser aprovada uma Resolução da Assembleia da República em julho de 2018.

Entende o PCP que esta Petição é um contributo muito importante e revelador da vontade das populações das Terras de Infante de verem o seu hospital avançar e o PCP dá-lhe apoio total e voltámos já nesta Legislatura a apresentar novo Projeto de resolução.

É muito importante a resolução de um problema de décadas, sendo certo que a construção do Hospital não resolve todos os problemas de saúde da região, é, pois, preciso que o hospital seja construído, mas que seja dotado dos profissionais e equipamentos adequados para que possa prestar cuidados de saúde de qualidade e recuperar valências como a maternidade e o Bloco operatório.

Podem contar com o PCP.

  • Saúde
  • Intervenções
  • Hospital de Lagos
  • saúde