Declaração de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP

Visita aos Serviços Operacionais da Câmara Municipal Seixal

Ver vídeo

''

Hoje a questão da valorização do trabalho e dos trabalhadores é uma questão central da nossa própria democracia, do nosso projecto de sociedade que está colocado e por isso esta visita centra-se de facto nessa procura de valorização daquilo que é o trabalho e dos trabalhadores nas suas dimensões diversas.

Naturalmente nas questões da qualificação, nas questões da higiene e segurança e saúde nos locais de trabalho, na questão dos salários, como elemento importantíssimo.

E aqui neste local, nesta Câmara Municipal do Seixal, se prova que não há contradição entre uma evolução e modernidade que se verifica em termos de condições de trabalho e simultaneamente a valorização e o reconhecimento do papel-chave dos trabalhadores nessa evolução positiva.

Por isso mesmo é que, verificando o aumento do emprego em centenas de trabalhadores durante estes últimos dois anos, a valorização salarial e o esforço para conseguir materializar esse objectivo, o nível da higiene, saúde e segurança nos locais de trabalho é outro elemento que tem uma importância fundamental tendo em conta hoje novas realidades, no plano às vezes da psicologia, da saúde mental dos trabalhadores e que infelizmente não tem correspondência no plano das necessidades do Serviço Nacional de Saúde.

Mas quisemos de facto demonstrar que não há nenhuma contradição, antes pelo contrário, do progresso, da racionalidade económica, da gestão correta e democrática e simultaneamente essa valorização que deve se tida em conta em todas as empresas locais de trabalho como este que visitámos.