Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Secretário-Geral do PCP visita o Chipre

Uma Delegação do PCP dirigida pelo Secretário-Geral, Jerónimo de Sousa, deslocar-se-à a Chipre nos próximos dias 6 e 7 (amanhã e quinta-feira), a convite do AKEL, no quadro das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre o PCP e o Partido Progressista do Povo Trabalhador (AKEL) do Chipre e da solidariedade do PCP para com a luta do povo cipriota pela reunificação do seu País.

O programa da visita incluiu, entre outros encontros e momentos:

- a participação na quarta feira, ao fim do dia, num comício do AKEL, integrado na campanha eleitoral para as eleições parlamentares do próximo dia 22 de Maio, dedicado ao tema da reunificação e unidade de Chipre e em que o Secretário-Geral do PCP usará da palavra como único orador estrangeiro;

- um Encontro na quinta-feira com o Presidente da República de Chipre, Dimitris Christofias;

- um Encontro na quinta feira entre as direcções do PCP e do AKEL, com a participação dos secretários-gerais português e cipriota, Jerónimo de Sousa e Andros Kyprianou.

A Delegação do PCP, que integra também Ângelo Alves, membro da Comissão Política, tem como objectivos centrais a expressão da solidariedade dos comunistas portugueses para com o AKEL, o povo cipriota e a luta pela reunificação do seu país e enquadra-se num conjunto de contactos internacionais do PCP com Partidos comunistas e progressistas da Europa em torno da profunda crise económica e social na União Europeia, do processo de extorsão de recursos pelo grande capital a países como Portugal e da luta contra a ofensiva em curso visando os direitos sociais e laborais dos povos da Europa e a sua soberania.

• PCP
  • Central